terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Encontro com os Balantas

Após passar um dia agradável e feliz, retomamos a estrada de volta à capital Bissau.
Numa rodovia estreita e reta que ao atardecer parecia nos levar ao encontro do sol, todos estavamos nos divertindo checando as nossas fotos. Foi um momento de muita risada e descontração até que em determinado momento fomos surpreendidos com uma visão que tínhamos ao longe da estrada.
Vimos muitos jovens tomando toda a pista vindo em nossa direção, e a medida que rapidamente se aproximavam, começamos a ouvir um canto acampanhado das batidas dos pés em marcha compassada. Rostos pintados, poucas roupas e paus nos deixaram sem palavras e os corações de alguns começaram a bater mais rápido.
O Inácio nos tranquilizou, mas disse que aqueles jovens faziam parte da tribo dos Balantas e que o objetivo deles era mostrar força e poder ao intimidar os que encontrassem pelo caminho. Em relação a nós o objetivo foi alcançado com sucesso!
Soubemos também que os Balantas costumam roubar as pessoas, mas o Senhor nos guardou e os vimos passar sem nos dar muita importância.
O nosso encontro com os Balantas foi muito impactante e nos ajudou a entender um pouco a grande variedade de etnías nesta região. Sabemos que hoje existem em torno de vinte e cinco delas.
Homens, mulheres, jovens e crianças como nós, necessitam muito do amor transformador de Jesus. E, a nossa oração é que você ao acompanhar estes relatos, seja encorajado a amar e abençoar este povo, sendo também alguém que faz a diferença na vida destes amados do Senhor.



2 comentários:

  1. Estou acompanhando e divulgando no Facebook.
    Que o Senhor continue abençoando vocês abundantemente!

    Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Que Deus os abençõe grandemente nesta obra. Estamos orando por vcs. Abraços de quem ama muito muito muito vcs. Neto, Marcia, Rodrigo e Sarah

    ResponderExcluir