quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Retorno, reencontro, emoção e alegria! Mas, ainda tem mais...

Chegamos a Curitiba cheios de alegria e gratidão ao Senhor por estes dias abençoados onde vimos a Sua Poderosa mão nos guardando e conduzindo em todos os nossos caminhos.
Reencontrar nossos familiares e irmãos nos esperando nos aeroporto às onze da noite foi algo que nos surpreendeu e alegrou muito. Emoção foi o que não faltou! Esposas, maridos, pais, sogros, filhos, irmãos e até o Ike fizeram do momento algo inesquecível! Só podemos agradecer a todos que expressaram o seu amor por nós.
O Culto de domingo foi como se o céu descesse à Rua Alberto Edart, 110. O templo estava cheio e movidos no amor de Deus ouvimos a Palavra ministrada com graça, revelação e poder, a qual nos fortaleceu, consolou, alegrou e impulsionou a prosseguir.
Acreditamos num novo tempo de avivamento e graça sobre o povo de Deus. Povo que crê, persevera e age no Caminho que é o Senhor Jesus Cristo! Amém!
Ainda temos outros momentos vividos na Africa a serem relatados assim que possível. Portanto, continue acompanhando e divulgando o nosso blog que tem sido um instrumento de incentivo àqueles que amam o trabalho missionário em Guiné-Bissau. Temos certeza que isto só foi o começo!
Bençãos & Bençãos

domingo, 16 de janeiro de 2011

Hospital Simão Mendes

Finalmente, com todo o material hospitalar e medicamentos em mãos, visitamos o Hospital Nacional Simão Mendes no centro de Bissau.
Na chegada fomos recepcionados pelo diretor geral que deixou a sua casa no seu sábado de folga para nos receber.
Tivemos a grande alegria e satisfação de entregar àquela instituição tão necessitada as doações enviadas por amigos e irmãos do Brasil que se mobilizaram com amor para abençoar o atendimento médico nesta cidade.
O Dr. Agostinho e sua equipe expressaram gratidão e apreço por este gesto de generosidade. Acreditamos que o elo já existente com eles foi fortalecido nesta visita e o interesse do Dr. Agostinho em conhecer melhor o trabalho do Inácio nos surpreendeu. Agora estamos aguardando a sua visita neste domingo.
Após a entrega das doações, fomos liberados para percorrer algumas alas do hospital acompanhados do Miguel, funcionário e amigo do Pr. Fonseca desde a última visita.
Primeiramente, visitamos o ambulatório pediátrico, onde as crianças são avaliadas. Alí conhecemos a Dr. Fátima, pediatra cristã da Assembléia de Deus de Belém. Uma mulher admirável, com voz suave cujo olhar demonstra amor, misericórdia e dedicação. É daquelas pessoas que se tem vontade de conhecer melhor e aprender muito.
Na enfermaria encontramos muitas mães e filhos nas poucas macas, cadeiras e inúmeras espalhadas pelo chão em tratamento das mais variadas doenças.
O Pr. Fonseca orou por muitas destas crianças e cremos que a cura do Senhor as alcançou.
Dignos de admiração e respeito são os médicos, enfermeiros e funcionários que exercem a sua profissão em meio a tamanha precariedade. Oramos para que o Senhor continue usando suas preciosas vidas para trazer refrigério, restauração da saúde e esperança a cada necessitado.







sábado, 15 de janeiro de 2011

Casa do Senhor

Após um tempo de oração e planejamento, com imensa alegria nesta semana o Pr. Fonseca fechou negócio na compra de um terreno para a construção do novo templo em local próprio da Comunidade Cristã Moriá em Bissau.
O terreno mede em torno de 20x25m (a medida aqui é um pouco maior que a do Brasil). A área é ampla, plana, seca e bem localizada no bairro Bandim 1 - Zona 8, onde a vizinhança existente tem um nível econômico e social um pouco acima da maioria. O terreno ao lado pertence a um alto funcionário do governo que está terminando a construção da sua casa. E, acreditamos que isto vai promover a instalação da rede elétrica e saneamento na região.
Agradecemos ao Senhor por ter trazido a direção para que tudo acontecesse de uma forma muito abençoada. Claro que todos nós nos alegramos muito com isso, sem falar no Inácio que era puro riso e Glórias a Deus!
A previsão do início da obra é março deste ano e necessitamos da intercessão e apoio da Igreja no Brasil neste novo desafio.
Temos a planta do novo templo em mãos onde o nome do Senhor Jesus será exaltado e conhecido. Como também muitos projetos sociais com a Igreja e através dela que serão executados neste lugar no tempo determinado, como a graça do Senhor. Nós cremos nisto!
Ebenézer, até aqui nos ajudou o Senhor!!! I Samuel 7:12







As crianças

Nos impressiona a quantidade de crianças que vemos em todos os lugares. Facilmente, ao mostrar uma câmara fotográfica é possível juntar dezenas delas.
Crianças carregando outras nas costas num pano retângular de algodão muito colorido é muito comum nas ruas e na Igreja.
Os bebês são carregados nas costas a partir de um mês de idade e ainda com a cabecinha frágil seguem caminho com suas mães nas tarefas domésticas e em todas suas jornadas. E, à noite são cobertos com uma manta sobre a cabeça para melhor proteção.
As crianças permanecem em todo tempo junto ao corpo da mãe até aproximadamente três anos de idade e é muito curioso ver a habilidade tanto da mãe quanto da criança para  que o pano fique bem firme.
As maioria das crianças frequentam a escola, sendo que os próprios estudantes levam seu banquinho para sentar. Infelizmente, se a criança não aprender adequadamente, então recebe castigo físico (palmatória).
Com autorização do diretor da escola, pudemos visitar algumas turmas e Andreia falou com eles sobre o amor de Deus e distribuimos doces o que foi uma festa para a criançada. Fila, empurra-empurra e mãos estendidas agitaram o lugar!
Na Igreja, as crianças louvam, cantam e oram com muita intensidade. São muitos lindas e prestam muita atenção em tudo.
Acreditamos nesta geração cheia do conhecimento da Palavra de Deus que romperá com as barreiras e fará a diferença na Igreja, nesta nação e em toda Africa!








 












sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A Igreja em Bissau está crescendo

Durante um trajeto para o centro da cidade, ficamos muito alegres em podermos presenciar a conversão de outro taxista pela pregação do Pr. Fonseca. Em meio a muita poeira, trânsito confuso e música ruidosa o Januário (foto 1) diante da foto da sua filha bebezinha colocada no painel do carro, recebeu a Jesus como seu Senhor e Salvador. Uma grande benção!
Quando chegamos ao nosso local de costume para comprar os mantimentos, encontramos a nossa amiga Henriqueta (foto 2). Uma vendedora de frutas e verduras que se destaca pelo bom atendimento. Ao fazermos o convite para o culto no mesmo dia, ela prontamente confirmou positivamente. No horário previsto ela chegou e ouviu a Palavra de Deus e na despedida nos emocionamos ao ouví-la dizendo que desejava uma bíblia e que permancerá na Igreja para ser acompanhada pelo Pr. Inácio, trazendo seu marido e filhos. Também já confirmou presença no Seminário para Mulheres no final de semana. Deus é maravilhoso e faz as coisas de uma forma que não imaginamos...
O Pr. Fonseca e Andreia reencontram o Dino (foto 3), dono de uma lanchonete no centro da cidade que aceitou a Jesus no ano passado. Foi um momento de alegria e emoção e acreditamos que esta visita de alguma forma fortaleceu a fé deste homem.
Mamadú (foto 4), um homem baixo, simpático e atencioso é comerciante de roupas e artesanato. Já era conhecido da equipe e também foi muito motivado a permanecer nos caminhos do Senhor. Pudemos perceber a alegria em nos atender nos ouvindo de boa vontade.
Estes são alguns relatos de pessoas que foram alcançadas pelo amor incondicional de Deus nestes dias. E termos experimentado isto, nos impulsiona a estarmos à disposição para sermos instrumentos nas mãos Daquele que nos amou primeiro. "Como pois, invocarão Aquele em quem não creram? e como crerão Naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E, como pregarão se não forem enviados? Rm. 10:14-15

A Fé sem obras é morta

Cultos, seminários, ensino de tarefas domésticas, culinária, cuidados com a higiene pessoal e prevenção de doenças estão em andamento.
No próximo fim de semana teremos uma tarde especial com as crianças. Fantoches, doces, ensino da Palavra, música e danças farão parte de um momento abençoado na Presença do Senhor.
Também reuniremos as famílias da Igreja para a distribuição das roupas, calçados e brinquedos e já estamos na expectativa desse momento.
Faremos a visita ao Hospital Simão Mendes assim que a caixa de materiais descartáveis chegar. Esta caixa foi extraviada, mas graças a Deus já foi localizada em Lisboa a deve chegar no próximo vôo. O Senhor é bom e todas as coisas têm cooperado para o nosso bem.
O Pr. Fonseca também tem tido um tempo diário individual com o Inácio, cuidando da sua vida espiritual, emocional e física. Também tem dado a ele instruções em relação ao pastoreio das ovelhas.
Nos intervalos das nossa tarefas, o Ap. Zuno tem nos ministrado muitas coisas em relação à Palavra e isto tem sido um presente do Pai para cada um de nós.
Faltam poucos dias para a nossa partida e sentimos que tudo o que tem sido feito ainda é muito pouco diante das grandes necessidades deste povo.
A nossa oração é que Ele nos mostre o que fazer daqui por diante, após termos visto e entendido a nossa grande responsabilidade como Igreja do Senhor Jesus de trabalharmos enquanto é dia.








quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Familia de Deus

Desde a saída de Curitiba, temos experimentado como grupo muitas bençãos. O cuidado de uns pelos outros, a cooperação nas tarefas, o compartilhar, as orações e o encorajamento têm trazido a unidade que nos fortalece diariamente.
O nosso dia começa com muita oração, súplicas e ações de graças e logo após tomamos o nosso café da manhã (brazilian style) com direito a mamão e manteiga Aviação. Graças a Deus por isso!
Depois do café começamos as programações juntamente com o Inácio. Uma das coisas que nos chama a atenção é que os guineenses planejam e debatem muito sobre qualquer assunto para então agir. Mas, temos nos adaptado à maneira deles fazerem as coisas.

As idas à Igreja para os cultos noturnos eram inimagináveis para alguns de nós até chegarmos aqui. Em meio a uma densa escuridão, passamos por intermináveis ruelas onde se houvem as pessoas mexendo com panelas, conversando e rindo sem luz alguma como se fosse de dia. Não dá para entender como eles se reconhecem nas rodinhas de conversa.
O que nos impressiona também é a quantidade de porcos soltos como cachorros! Andam junto com as crianças, e são incrivelmente mansos e gordos. O que comem? Não queremos nem pensar!
Durante o trajeto temos de acelerar o passo para acompanhar o Inácio e suas longas pernas. Na volta para o alojamento é a mesma coisa e se ouve das crianças pelo caminho: branco belelê! branco belelê!! 
Como em qualquer casa, temos nos reunido basicamente na cozinha, onde felizmente foram revelados os talentos culinários de alguns.
Os pães asmos com lemon pepper do Joemir, os pães e bolos da Andreia, o tempero da Raquel, entre outros têm sido uma verdadeira benção neste lugar.
Lanterna, repelente e agua mineral têm sido para nós os bens mais preciosos, como também o lap do Pr. Fonseca (disputadíssimo!), cabos, adaptadores e carregadores.
Enfim, mais do que nunca estamos aprendendo na prática o quando precisamos uns dos outros e isto já tem marcado os nossos corações! Deus é bom!




















terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Encontro com os Balantas

Após passar um dia agradável e feliz, retomamos a estrada de volta à capital Bissau.
Numa rodovia estreita e reta que ao atardecer parecia nos levar ao encontro do sol, todos estavamos nos divertindo checando as nossas fotos. Foi um momento de muita risada e descontração até que em determinado momento fomos surpreendidos com uma visão que tínhamos ao longe da estrada.
Vimos muitos jovens tomando toda a pista vindo em nossa direção, e a medida que rapidamente se aproximavam, começamos a ouvir um canto acampanhado das batidas dos pés em marcha compassada. Rostos pintados, poucas roupas e paus nos deixaram sem palavras e os corações de alguns começaram a bater mais rápido.
O Inácio nos tranquilizou, mas disse que aqueles jovens faziam parte da tribo dos Balantas e que o objetivo deles era mostrar força e poder ao intimidar os que encontrassem pelo caminho. Em relação a nós o objetivo foi alcançado com sucesso!
Soubemos também que os Balantas costumam roubar as pessoas, mas o Senhor nos guardou e os vimos passar sem nos dar muita importância.
O nosso encontro com os Balantas foi muito impactante e nos ajudou a entender um pouco a grande variedade de etnías nesta região. Sabemos que hoje existem em torno de vinte e cinco delas.
Homens, mulheres, jovens e crianças como nós, necessitam muito do amor transformador de Jesus. E, a nossa oração é que você ao acompanhar estes relatos, seja encorajado a amar e abençoar este povo, sendo também alguém que faz a diferença na vida destes amados do Senhor.



segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Mansoa para Jesus

Cedo pegamos a estrada em direção ao noroeste da República da Guiné-Bissau, e depois de percorrer aproximadamente 60 quilometros, chegamos a um lugar incrível e abençoado chamado Mansoa. Durante o trajeto, pudemos apreciar muitas plantações de arroz e lindas paisagens com árvores antigas muito grandes e ocas onde uma pessoa cabia tranquilamente. Feiras com muita gente vestida com roupas tradicionais e muito coloridas, policiais rodoviários e grossas cordas que serviam de barreira para fiscalização de documentos faziam parte do cenário.
Chegando lá encontramos o irmão Paulo, homem temente a Deus e ganhador de almas, o que nos alegrou muito. Logo, tomamos outra estradinha de chão com muitos cajueiros e vegetação baixa.
Com muita emoção percebemos que estavamos sendo aguardados por um grupo de pastores e líderes da região, os quais aguardavam o ensino da Palavra, a qual foi ministrada com graça e poder pelo Ap. Zuno.
Tivemos o imenso privilégio de conhecer homens e mulheres tão diferentes de nós, porém, como nós amam servir a Deus, e isto eles fazem  com simplicidade e amor. É perceptível a coragem, ousadia e perseverança em suas vidas no evangelismo de variadas tribos, sendo que algumas com uma cultura muito inascessível.
Alí também fomos abençoados em conhecer o trabalho extraórdinário dos missionários Wade e Kate (foto). Um lindo e jovem casal americano com três filhos com menos de 10 anos. Eles deixaram a Carolina do Norte por amor aos guineenses, trazendo com eles o visível desejo, empenho e dedicação para abençoar de todas as formas a igreja de Mansoa. Um dos projetos deles é construir uma escola de missões para lideres locais e uma base para apoio de missionários estrangeiros focados em projetos de desenvolvimento e evangelismo dentro da cultura local.
Claro que a esta altura já estavamos com fome e fomos presenteados com o melhor almoço que podíamos imaginar!!! Uma comida feita com muito amor e pimenta também! A Fatinha, esposa do Paulo nos serviu com alegria, e a sensação era a de almoço de domingo em família. Tudo feito com simplicidade no carvão e horas antes já podíamos sentir o delicioso cheiro. Nem preciso contar que todos repetimos a iguaria. Também eles se alegraram muito com a sobremesa que levamos: uma nega maluca (by Andreia) deliciosa! Foi uma graça ver as crianças com as mãozinhas grudentas de chocolate.
Difícil é expressar adequadamente o quanto foi marcante e inesquecível este dia. De fato, um presentão do Pai para nós.
Na despedida, repetidos abraços e bençãos não tinham fim. Wade, muito quebrantado orou fervorosamente pelas nossas vidas pedindo a Deus que Ele abra as portas e para que todos alí fossemos corajosos e determinados a pregar as Boas Novas em todas as nações.
Vamos sentir saudades deste amados irmãos que já fazem parte das nossas vidas... Igreja, por favor ore por estes Wesleys, Moodys, Finneys e Careys da nossa geração...













No na gaba Deus... Nós adoramos a Deus!

Os primeiros cultos na Igreja foram muito abençoados. Vozes potentes, palmas, tambores e muito fervor fazem do Louvor um momento celestial como nunca visto por alguns de nós.
O Pr. Fonseca e o Apóstolo Zuno têm sido usados com muita graça e amor na pregação da Palavra e a presença gloriosa do Senhor tem tomado este lugar o os nossos corações.
O Pr. Inácio e sua esposa Liandra estão muito bem e agora muito felizes com a nossa presença e suporte. O reencontro com eles foi uma benção. A bebê Ester está com oito meses e uma graciosidade sem igual. Todos estamos apaixonados por ela.
A Igreja passa por inúmeras dificuldades: o templo está localizado no meio de uma região conhecida por ter muitos feiticeiros, o locatário do prédio da igreja tem sido um perseguidor impedindo seus familiares de participar dos cultos, fazendo muitas provocações e tumultos. O Inácio tem respondido a tudo isto com oração e amor, porém, o desejo do nosso coração é a compra de um terreno para a construção do templo próprio. Por favor, intencedam por este importante motivo.